Celso Jatene

Notícias

Destaques

Indique este site

|x|

Caminhada Agita Mundo reúne caravanas de idosos

09/04/2014 22:38

 

Organização do evento recomenda 30 minutos de exercícios por dia para pessoas de qualquer idade

O Dia Mundial da Atividade Física foi marcado pela tradicional Caminhada Agita Mundo. Os participantes percorreram três quilômetros entre o MASP e o pátio da Assembleia Legislativa de São Paulo, na região do Parque Ibirapuera. Com o tema “Atividade física, um gol de placa, um gol de saúde”, a 13ª edição do evento aconteceu no omingo (06/4/14).

Neste ano, a Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (SEME) levou cerca de 250 idosos de todas as regiões da cidade para a caminhada. Caravanas vindas de Cidade Tiradentes, Barra Funda, Cambuci, Jardim São Paulo (Santana) e Santo Amaro chegaram à Avenida Paulista bem cedo. “Nós viemos caminhar, nós viemos agitar”, cantava animadamente Dineia Cardoso, supervisora do núcleo de lazer da SEME. “Eles precisam dar um passo de cada vez. Precisamos lembrar que os 30 minutos de caminhada são muito importantes para o idoso. Estamos nessa busca. Tirar o idoso do sedentarismo com qualidade de vida, ação e muita movimentação, esse é o objetivo”, declara Dineia.

Enquanto a caminhada não começava, as frequentadoras do Centro Esportivo Jardim São Paulo aguardavam a largada no vão livre do MASP. A aposentada Valdimeire Ferreira explica como o grupo de idosos começou a se formar no clube da zona norte: “A maioria das pessoas que frequentam o clube chegam por indicação médica. Como lá tudo é gratuito, fica mais fácil e as pessoas estão se superando bastante”, afirma.

A diminuição da atividade física, especialmente nas grandes metrópoles, é uma das maiores preocupações dos organizadores do Agita São Paulo. “O sedentarismo está matando 5,3 milhões de pessoas do mundo. Essa doença mata mais que o colesterol alto, diabetes e tabagismo. Enfrentamos uma epidemia no planeta, mas temos um antídoto para isso: 30 minutos diários de atividade física. O melhor é que não precisamos fazer de uma vez: podemos fazer em dois blocos de 15 minutos ou três de 10 minutos”, afirma Victor Matsudo, coordenador do Centro de Estudos de Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs).

Morador de Cidade Tiradentes, Edvaldo Santos avaliou a atividade física: “A caminhada foi maravilhosa. Trouxe 30 idosas para cá. Está bem divertido”. Santos relembrou ainda a importância do Baile Vem Dançar para o grupo da terceira idade da região. Com o objetivo de divulgar atividades de promoção e proteção da saúde nos centros esportivos, médicos do Programa Saúde no Esporte percorreram a concentração para a caminhada.

Texto:

Juliana Salles - jsalles@prefeitura.sp.gov.br

Fotos:

Paulo Dias - psdias@prefeitura.sp.gov.br

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/esportes/noticias/?p=169395

Voltar

Comentários

Nenhum comentário cadastrado.
vereador@celsojatene.com.br