Celso Jatene

Notícias

Destaques

Indique este site

|x|

Funcionários da SEME participam de festival de contemplação de cerejeiras no dia 31/7

24/07/2014 20:17

 

Evento é promovido pelo Programa Esporte e Meio Ambiente (PEMA); “Hanami” acontece desde o século 8 no Japão

Histórias, contemplação e confraternização vão marcar a segunda edição do “Hanami – Contemplando as Cerejeiras”. O encontro acontecerá no dia 31 de julho, das 8h às 12h, no Parque do Carmo, zona leste de São Paulo. Cerca de 80 funcionários da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação (SEME) vão participar do evento.

Antes da observação das flores, os participantes conhecerão curiosidades sobre o parque, a história das cerejeiras e a importância dessa árvore para a cultura japonesa. Depois da contemplação, o violinista Sérgio Brazolim tocará a música “Sakura, Sakura”, canção tradicional nipônica que retrata a primavera. A confraternização do chá vai encerrar o “Hanami”. O encontro é promovido pelo Programa Esporte e Meio Ambiente (PEMA) em parceria com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) e o Parque do Carmo, local que abriga mais de 4 mil cerejeiras.

“Queremos mostrar o respeito que os orientais têm pela florada das cerejeiras. Essa é uma forma de incentivar o contato com a harmonia da natureza, com a beleza que existe, mas poucos enxergam”, enfatiza o professor Minoru Furuya, coordenador do PEMA. Um dos marcos do calendário anual do PEMA, o “Hanami” é o primeiro evento promovido pelo programa no segundo semestre de 2014.

Tradições

O festival Hanami surgiu como um entretenimento imperial no século 8, durante a Dinastia Tang. A flor da cerejeira, o Sakura, carregava simbolismos religiosos e amorosos. Além das oferendas na raiz das árvores para pedir boa sorte e boas colheitas, as mulheres também enfeitavam os cabelos com flores de cerejeira para demonstrar que estavam em busca de um amor.

Atualmente, o “Hanami” é considerado um dos principais símbolos culturais do Japão. Poemas, músicas e outras manifestações artísticas marcam o período de homenagens. Boletins da Agência Meteorológica Japonesa informam anualmente a época do florescimento das cerejeiras em cada região do país asiático. O Sakura também é conhecido como símbolo de felicidade e da brevidade da vida.

Serviço:

Hanami – Contemplando as Cerejeiras

Data: 31/07/2014
Horário: das 8h às 12h
Local: Parque do Carmo
Endereço: Avenida Afonso de Sampaio e Souza, 951, Itaquera
Inscrições: Tina ou Minoru
(11) 3396-6563

Texto:

Juliana Salles - jsalles@prefeitura.sp.gov.br

Voltar

Comentários

Nenhum comentário cadastrado.
vereador@celsojatene.com.br